O TRIUNFO DO CONHECIMENTO

O Título: O TRIUNFO DO CONHECIMENTO é a tradução do nome de Tomomassa escrito em ideograma japonês. É uma autobiografia. Descreve desde a infância na Colônia japonesa de Pompéia até após a aposentadoria em Jaboticabal.

Fala da infância na roça, os Costumes e atividades da Colônia japonesa da época. Até o terceiro ano primário, estudou na escola mista do bairro. Depois, do quarto ano primário até o primeiro ano colegial, Tomomassa andou 20 quilômetros por dia para frequentar a escola, pois morava a 10 km da cidade. Formou-se, em 1965, na Agronomia de Piracicaba e após trabalhar na Cooperativa Sul-Brasil, em São Paulo, e depois na Secretaria da Agricultura, em Campinas, veio em 1970, a Jaboticabal para ser professor da Faculdade. Em Jaboticabal começou a estruturar a disciplina que não tinha similar em outras escolas de Agronomia do país: a disciplina que tratava das técnicas de aplicação de defensivos agrícolas. Formou profissionais e pesquisadores, mestres e doutores na área, ficando conhecido como o "Pai da Tecnologia de Aplicação" no Brasil. Em 1997, foi convidado pela FAO (Organização para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas), com sede em Roma, para integrar a Comissão de 10 membros, escolhidos entre todos os países, para elaborar normas mundiais para as máquinas aplicadoras de defensivos agrícolas. Criou também uma disciplina pioneira nas escolas de Agronomia que trata de impacto ambiental dos defensivos agrícolas e a segurança dos aplicadores, cujos reflexos contribuíram para melhorar as condições de trabalho com esses produtos e alterar profundamente a legislação sobre o assunto por parte do Ministério do Trabalho. Por toda essa contribuição, após a sua aposentadoria recebeu o prêmio do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura, o Prêmio Mérito Profissional, maior prêmio dentro da Engenharia e Arquitetura. Foi o 25º Engenheiro Agrônomo a receber esse prêmio, desde a sua criação em 1958. Na mesma Solenidade da entrega desse prêmio, estava recebendo o mesmo prêmio, o famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Daí pode-se perceber a sua importância. O livro conta essa trajetória da vida de Tomomassa, entremeado com fatos curiosos ou engraçados para tornar a leitura agradável.

Pesquisar

A Herbicat utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.